Desde a escolha dos materiais ate a laminação , copia , balanceamento e acabamento final de uma Hélice de Paramotor.
A Hélice que eu usei como exemplo é do Paramotor Sky Power 120 , fabricado na Europa ...Paramotor que eu vôo atualmente. Medidas 1.20 cm comprimento.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O primeiro passo é a escolha das madeiras , usei o Marfim e o Freijó , madeiras leves , resistentes e fáceis de se trabalhar...mas pode ser usadas qualquer tipo de madeira de lei , nem vou citar quais por que tem muitas que podem ser usadas , mas das que pesquisei estas duas que escolhi foram muito fáceis de achar por aqui. Existe uma técnica de corte onde deve ser observada a posição das fibras da madeira , não devem conter nós , rachos , trincas , podres , etc...todo defeito da madeira aparece na Hélice esculpida. Ja vamos iniciar com a madeira já cortada e aparada , no meu caso deixei laminadas com 10 milímetros de espessura.
As madeiras acima ja estão prontas para serem coladas e prensadas. Foram serradas em laminas de 12/13 milímetros e depois aparadas em uma plaina ficando com aproximadamente 10 milímetros. A madeira mais branca é o Marfim e a mais escura é o Freijó...usei três laminas de Marfim e duas de Freijó sendo que comecei a colagem com o Marfim por ser mais resistente.
Abaixo elas ja estão coladas e prensadas...as fotos abaixo é só pra se ter uma idéia de como fica o sanduíche de madeira , a prensa da foto ja modifiquei e coloquei mais pontos de aperto sendo que não é necessário colocar as 5 laminas inteiras. As 3 primeiras laminas são inteiras mas as duas ultimas poderiam ser bem menores mas como foi a primeira que eu colei não atentei pra este detalhe.. a ultima lamina de cima precisa-se de dois pedaços de 14 centímetros apenas.
Sobre a cola não consegui entrar num acordo , ninguém me deu esta informação de qual seria a melhor cola , é o velho segredo que ninguém quer passar pra frente....o tal conhecimento escondido , alias foi assim em toda minha empreitada...a maioria das informações sobre Fabricação de Hélices foram em sites estrangeiros...o resto eu deduzi e por tentativa e erro eu fui acertando. No Brasil ninguém gosta de dar informação...ate tentei perguntar...mas....nunca me responderam !!! Então fui pelo meu conhecimento em Aeromodelismo onde fabrico aeromodelos em fibra e em madeira usando cola epóxi do tipo Araldite. Se colam aeromodelos então vão colar Hélices. Deu certo...mas se é com cola epóxi que se fabrica Hélices eu não sei...a minha é !!!
As madeiras depois de coladas e prensadas vão pra uma estufa para secarem mais rápido. ( A estufa por ironia do destino , tenho um amigo padeiro que se tornou meu parceiro de vôos em Paramotor e no forno da padaria dele assa os pães e em cima do forno seca minhas Hélices )..tudo dando certo.... Lembrando que madeiras pra esse tipo de trabalho eu comprei ja secas...em madeireiras que comercializam madeiras para fabricação de móveis , com estufa , onde a qualidade não tem nada a ver com estas serrarias ou materiais de construção que comercializam madeiras tortas , verdes ou rachadas.
Ai esta o sanduíche pronto , coladinho e aparelhado pra ser esculpido , Acha-se o centro e se faz a furação de uma polegada onde vai estar o único ponto de aperto p/ ser fresada.
Quanto melhor a qualidade da madeira melhor a aparência , desempenho e qualidade da Hélice também. Uma Hélice é na verdade um espelho , ou seja se cortar uma Hélice ao meio e colocar as metades uma ao lado da outra elas vão ser idênticas. Assim elas tem que ter total simetria , tem que ser iguais no tamanho formato , peso e espessura.
Depois de tudo isso ai sim começa realmente o trabalho de verdade !!!
Usando uma copiadora...no caso aqui fabriquei uma exclusivamente para este fim...seria tipo um Pantógrafo , que vai usando uma Hélice já pronta como modelo e ao lado uma tupia com uma fresa vai esculpindo a madeira preparada...deixando exatamente no formato da matriz usada. È um trabalho demorado e que exige muita paciência...e põe paciência nisso...São horas pra la e pra ca , com muito cuidado e atenção...uma bobeada e vai-se pro saco o trabalho todo se escavar mais do que precisa. Estando a Hélice toda esculpida ai ela vai ser lixada e balanceada...uso uma lixadeira de cinta para acabamento. Dei uma esfumaçada de tinta preta na Hélice toda e depois vem com a Lixadeira retirando toda tinta preta ate ficar na madeira limpa. Ai ja esta mais ou menos no ponto...abaixo nesta foto da pra ver mais ou menos como tem que ficar !!!
Ai é só dar acabamento e conferir o comprimento , e por fim o Balanceamento. Mais paciência nessa hora...por que as variações são muitas. Ate o verniz desbalanceia uma Hélice...assim é uma briga lixando de um lado e de outro ate ela ficar 100% equilibrada. No Google se tem vários artigos sobre Balanceamento de Hélices...de la retirei muitas dicas e macetes.
Ai esta ja toda acabada e balanceada...duas mãos de selador e duas de verniz , ja com a furação tudo belezinha. È um trabalho muito técnico , não pode ser meia boca...tem que ser tudo certinho , tudo bem feito pra não dar zica. Uma Hélice dessas trabalha em uma rotação muito alta , exige um esforço tremendo , assim pra aguentar a alta rotação ela precisa ter sido muito bem preparada.
No fim ela fica assim...muito bonita com as tonalidades das madeiras intercaladas...ja testada e aprovada , acabou meu problema de Hélices que pior que o preço que eu pagava era encontrar quem vendia quando eu precisava...e a um preço justo. Ja esclareço que não sou especialista em Hélices , nem em Paramotor e muito menos em madeiras...minha areá de atuação é completamente diferente , assim assumi o risco de confeccionar p/ mim uma Hélice destas por que achei que teria conhecimento e técnica suficiente pra isso...pesquisei muito , analisei os detalhes , e enfiei a cara e deu tudo certo. Não aconselho quem não tenha conhecimento na área tentar ir metendo a cara e fazendo de qualquer jeito...uma Hélice dessas se partindo pode causar um acidente gravíssimo...tando no chão quanto em vôo pois ela gira em velocidade supersônica. Assim se ja tiver ferramentas apropriadas e um bom conhecimento técnico sobre o assunto...é possível fabricar uma Hélice de Paramotor.
No fim é muito gratificante ver um trabalho desses sendo concluído com exito...graças a Deus deu tudo certo , postei aqui com detalhes para os amigos que me pediram fotos e explicações de como eu fiz esta Hélice então pra não ficar mandando fotos e explicando um por um então acredito que aqui vai ser mais fácil entender a bagaça.
O Paramotor é atualmente minha maior alegria...e só de pensar que deixei de voar muitas vezes por causa de problemas com Hélices ...agora com certeza , sem esse problema mais do que nunca voar sera muito mais prazero$$o !!!
Abraços e bons vôos a todos os amigos do Paramotor !!!
José Luiz
Taiúva / SP
No fim é muito gratificante ver um trabalho desses sendo concluído com exito...graças a Deus deu tudo certo , postei aqui com detalhes para os amigos que me pediram fotos e explicações de como eu fiz esta Hélice então pra não ficar mandando fotos e explicando um por um então acredito que aqui vai ser mais fácil entender a bagaça.
O Paramotor é atualmente minha maior alegria...e só de pensar que deixei de voar muitas vezes por causa de problemas com Hélices ...agora com certeza , sem esse problema mais do que nunca voar sera muito mais prazero$$o !!!
Abraços e bons vôos a todos os amigos do Paramotor !!!
José Luiz
Taiúva / SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário